A importância da divulgação de CDs promocionais para o artista

 A importância da divulgação de CDs promocionais para o artista

Antes do advento da internet, para que um artista ou banda conquistasse seu espaço era necessário ter contrato com uma gravadora. Sem contar que era por meio disso também que o artista se tornava conhecido em todo o país.

Logo, o objetivo de muitos era despertar o interesse de alguma gravadora de prestígio.

Mas, atualmente, essa realidade é bem diferente. Hoje o artista pode contar com plataformas como Youtube, redes sociais e também sites de divulgação de CDs promocionais e músicas, quais são liberadas gratuitamente, para promover seu trabalho e se torar conhecido dentro e fora de sua região.

Essa última forma de divulgação foi a responsável por lançar muitos artistas no mercado da música. Um exemplo disso foi a banda Aviões do Forró em 2009, qual ganhou repercussão nacional após fazer uso da estratégia de distribuição gratuita de CDs.

No Nordeste, por exemplo, os artistas independentes de forró, axé, etc., tem essa como estratégia chave para lançar seu trabalho e conseguir alcançar seu público. Sem contar que essa estratégia de divulgação ainda tem contribuído para que muitos artistas cheguem até os ouvidos de grandes produtores musicais e gravadoras.

Por que a divulgação de CDs promocionais é importante para o artista?

O streaming de músicas não para de crescer no Brasil e em outros países. Segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, sigla em inglês), no ano de 2018 houve um crescimento significativo, representando 47% da receita mundial da música.

E se o streaming, que é pago, teve esse crescimento, por outro lado a música gratuita conta com números ainda mais expressivos. O cantor Devinho Novaes, por exemplo, sucesso nos paredões e sensação do arrocha de Sergipe, impulsionou sua carreira através da distribuição de músicas gratuitas. Somando seus álbuns, o cantor conseguiu mais de 7 milhões de downloads, fora as milhares de reproduções.

Hoje em dia, os artistas, grupos e bandas tem como objetivo principal conquistar fãs. Por conta disso eles investem o seu tempo e esforços na distribuição de músicas de forma gratuita em plataformas como a Musio.

Mas por qual motivo? Nesse caso não haveriam lucros para eles!

Como mencionado, distribuição gratuita de CDs promocionais e músicas é a forma que os artistas encontraram de se tornarem conhecidos. Com isso, a sua agenda de shows cresce. Com mais shows, o seus ganhos, obviamente, aumentam também.

Em suma, essa é a maneira que o artista encontra de estreitar laços com o seu público de maneira mais rápida. Não é à toa que diariamente surgem novos artistas e grupos estourando nos paredões.

Qualquer usuário pode baixar suas músicas na internet sem ter que pagar nenhum centavo. Desse modo, as músicas desse artista ou grupo começam a tocar em vários lugares.

E o material, geralmente, é upado pelo próprio artista, podendo ser ou não uma gravação oficial.

Pessoas que curtem estilos como forró, axé, pisadinha, entre outros, buscam novos artistas e bandas e podem encontra-los em plataformas como a nossa, voltada para artistas independentes e artistas com direitos autorais restritos, mas que autorizam a distribuição de suas músicas ou álbuns na plataforma.

A força dos camelôs para a promoção dos artistas

Pouco antes da popularização da internet, os artistas contavam com outra estratégia para promover seu trabalho: os pirateiros.

Era costume de muitos gravar CDs caseiros e distribuir para os pirateiros/camelôs, assim seu trabalho começava a se tornar conhecido pelo público.

Claro que, tempos depois, a internet serviu para moldar a forma como isso acontecia. Agora o artista não precisava mais se preocupar com os custos de produzir um CD físico e ter que distribuir para os pirateiros.

No entanto, ainda hoje essa estratégia é utilizada, especialmente por músicos e bandas independes da região do nordeste.

Os Barões da Pisadinha são um exemplo vivo de como os pirateiros podem ajudar na divulgação de novos artistas. O grupo de tornou popular tanto com a ajuda da distribuição de CDs promocionais na internet como também por meio da distribuição de CDs para os piarateiros.

O uso contínuo dessa estratégia

Muitos artistas acabam alcançando um sucesso muito rápido devido a uma música. No entanto, muitos acabam no esquecimento.

Alguns exemplos disso são cantores como Luka, Perlla ou bandas como Braga Boys que depois de um único sucesso simplesmente sumiram do cenário musical sem deixarem rastros.

Por isso que a divulgação promocional se faz uma estratégia que deve ser utilizada antes, durante e após um cantor ganhar repercussão. Ele servirá para ajudar na sustentação do sucesso desse artista.

Alguns artistas que citamos aqui como Devinho Novaes, Anna Catarina e Os Barões da Pisadinha, por exemplo, fazem uso dessa estratégia mesmo hoje quando sua carreira está a deslanchar.

Priscila Sousa

Publicações relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *