Divulgue seu trabalho promocional, encontre seu público.

Escolher ser um artista significa estar pronto para despertar sentimentos nas pessoas, claro que o artista espera o sucesso por fazer um ótimo trabalho, mas nada supera o sentimento de reciprocidade que existe entre o artista e o fã. Você oferece seu trabalho o seu público e em troca recebe afeto e reconhecimento.

Mas o caminho para chegar a este patamar é tortuoso, cheio de altos e baixos, onde o artista precisa contar com a resiliência para continuar vivendo o sonho. Ás vezes o retorno não vem de imediato, mas é preciso continuar subindo nos degraus da vida, um a um, para que os seus objetivos sejam alcançados.

No post de hoje eu vou falar um pouco sobre a importância de trabalhar os seus CD’S promocionais, trabalhos onde o principal objetivo não são valores monetários, mas entrar em contato com o público alvo do artista.

Os tópicos que iremos trabalhar são:

  • A importância de saber procurar seu fã no lugar certo.
  • Como conseguir que o seu público ajude a divulgar seu trabalho.
  • A importância da interação com o fã.
  • O contato com os veículos de informação informais.

Procure seu público no lugar certo:

Se você gravou um CD promocional é óbvio que tem a intenção de encontrar mais público, então aí vai a primeira dica, no início da sua carreira você vai precisar entender os conceitos básicos de marketing e vendas para que a sua divulgação seja eficiente.

Você precisa dedicar um tempo para pensar: Quem é seu público e onde você pode encontra-lo?

Quando você definir os pontos de contato, não hesite em apresentar seu trabalho com entusiasmo. Se você demonstrar que gosta do seu trabalho o seu público vai ficar interessado em conhece-lo. Se você for um artista introvertido, peça ajuda a sua família ou amigos que apoiem seu trabalho, eles são com certeza os seus primeiros e maiores fãs.

Conseguir ajuda na divulgação:

Eu tenho certeza que você em uma conversa com algum amigo, alguma vez já falou: “ Você conhece X banda? Olha só que música legal! ” e seu amigo que escutou a banda também gostou dela. Se você já fez isso parabéns, você fez marketing para seu artista favorito.

O marketing boca-a-boca, que o cliente faz para você quando você faz um trabalho que o satisfaz. Por isso a importância de vender o trabalho com entusiasmo, claro que na medida certa.

Peça de uma forma educada que o seu fã ficará feliz em ajudar.

Deu um CD promocional para uma pessoa, não tenha vergonha de dizer: “ Então, se você gostar da minha música, poderias apresentar para outras pessoas que escutam este estilo?”

A interação com o fã

Nesse tópico eu vou falar como fã de uma banda. Eu estava um dia pelo Twitter e citei uma banda independente e o quanto eu gostaria que ela viesse ao brasil, algumas horas depois eles me responderam. O sentimento foi indescritível, eu pulei na cadeira, dei um sorriso de orelha a orelha e fui contar para todo mundo na minha casa que eles tinham me respondido. Por consequência as pessoas com quem eu falei começaram a ouvi-los.

Esse é o resultado da interação com o fã, para as pessoas que possuem muitos seguidores, talvez falar com todos não é possível mas procure interagir com alguns, com certeza você fará o dia deles melhorar, além de que é muito provável que eles passem a divulgar o seu trabalho?

Os veículos de informação informais:

Cada ouvinte e fã que você consegue é um degrau na escada do reconhecimento do seu trabalho, por isso é importante investir também nos veículos de informações informais, que em muitas vezes possuem um ouvinte de nicho que com certeza goste do seu trabalho. Estes veículos podem ser blogs, páginas em redes sociais, e sites dedicados ao seu estilo de música.

Mas é preciso fazer a abordagem certa, não mande seu trabalho no primeiro contato pois as vezes fica perdido em meio a outros trabalhos enviados e o responsável pela mídia em questão pode não ouvir. Primeiro envie um e-mail com uma apresentação breve e pergunte se o profissional gostaria de ouvir o seu trabalho. A forma de abordagem é muito importante para despertar a curiosidade do profissional.

Para concluir, o que foi discutido no texto ressalto a importância de trabalhar junto ao público alvo do seu estilo, eles são seus maiores divulgadores.

Priscila J Lucas

Publicações relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *