Brega funk: o fenômeno da música brasileira

 Brega funk: o fenômeno da música brasileira

O brega funk é mais do que um estilo musical. Ele é um movimento musical, é o rebuscar do funk, um gênero musical que é usado como a expressão da realidade carioca e que agora se mescla com um gênero musical que domina as periferias o nordeste: o brega.

O brega é caracterizado por arrebatar uma legião de fãs jovens, do mesmo modo que é o funk carioca.

E quando falamos em brega, não há como deixar de mencionar nomes como Reginaldo Rossi (in memoriam), por exemplo, alguém tão essencial para a difusão e popularização desse gênero no nordeste. E a junção desse gênero com o funk fez nasceu o brega funk, que mistura as letras chicletes do brega com o ritmo dançante o funk. Mas há ainda um terceiro que chega para servir como ponto entre ambos: o arrocha, como a cereja do bolo.

Um pouco da história do brega funk

O brega, bastante popular entre o povo de Recife, nunca ganhou a repercussão que era desejada no Brasil. Mas isso mudou quando os recifenses reinventaram o funk.

E apesar de sua ascensão recente, o brega funk não é um gênero musical atual. Ele inspirou-se nos MCs do funk carioca. Nos anos 80 já tínhamos os primeiros “experimentos” com esse estilo, mas apenas anos mais tarde ele ganharia repercussão.

Os MCs de baile funk de corredor passaram a incluir elementos do brega em suas músicas. Um exemplo disso foi o caso do MC Leozinho, famoso por seu funk mais melódico.

A ascensão do brega funk ascensão começou por Recife e passou para todo o nordeste, mas o Brasil inteiro também viria a conhecê-lo.

Como ele se popularizou?

Apesar de existir já a alguns anos, o brega funk ganhou repercussão mesmo a partir do ano de 2018, quando algumas adolescentes resolveram fazer uma brincadeira e gravaram uma música que foi colocada na internet, a brincadeira, então, se tornou algo sério.

MC Loma e as Gêmeas Lacração se tornaram sensação pelo Brasil com a música “Envolvimento” que mais tarde se tornou hit do carnaval.

Isso serviu para que novos artistas se entregassem a esse fenômeno, especialmente entre os nordestinos, onde o ritmo surgiu.

No ano de 2019, uma pesquisa feita pela plataforma de streaming de músicas, Spotify (no Brasil), revelou que a busca por músicas nesse estilo teve um aumento de 145% na plataforma. A cantora Tati Zaqui, por exemplo, ficou no ranking das mais tocadas da plataforma com a música “Surtada” que teve a participação de Dadá Boladão e OIK.

E tudo isso foi obtido de maneira orgânica: o brega funk caiu no gosto do povo e artistas consagrados como Wesley Safadão e Solange regravaram alguns hits do estilo.

Principais características do brega funk

Como mencionamos, o brega funk, ao misturar elementos desses dois gêneros musicais (funk carioca e brega), recebe como características o seu ritmo envolvente e dançante (algo bem marcante do funk) e as letras de fácil assimilação e compreensão (característica marcante do brega), daquelas letras que grudam na cabeça.

Os artistas mais populares desse estilo musical

Atualmente, temos muitos artistas de brega funk pelo Brasil, no entanto os principais são encontrados no nordeste. Nomes como os já citados: MC Loma e também Dadá Boladão, por exemplo.

Mas outros artistas pelo Brasil começaram a ficar de olho nesse estilo e apostaram nele.

Temos como top artistas desse estilo nomes como:

O estilo, como muitos do nordeste, passou por muitos desafios e seus artistas enfrentaram, e enfrentam ainda hoje, muitos preconceitos. Mas ele não para de crescer no país e agora, graças a internet, tem alcançado o público de fora também, como fãs em países da Europa.

Priscila Sousa

Publicações relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *