Do nordeste para todo o Brasil: conheça o ritmo pisadinha

 Do nordeste para todo o Brasil: conheça o ritmo pisadinha

A pisadinha é o que podemos chamar de forro mais moderno. Ela é uma variação do forró, onde se utiliza apenas voz e teclado.

Musicalmente falando, a principal característica dela é o seu compasso 4/4, o que difere, por exemplo, do forró romântico que possui um compasso 2/4. E com esse compasso, a pisadinha deixa espaço para que o compositor consiga colocar mais notas e ter aquela estrutura característica dela.

Esse ritmo é também conhecido como “piseiro”, o qual é uma referência ao local onde se costuma dançar a pisadinha, um espaço onde se tem muito forró e muita farra. Pode-se dizer que, nesse caso, essa é uma gíria para “festa”.

A pisadinha é um ritmo que se tornou um verdadeiro fenômeno não apenas no nordeste, onde tudo surgiu, mas em todo o Brasil.

Um dos responsáveis por disseminar o piseiro foi o grupo Os Barões da Pisadinha, da cidade de Heliópolis – BA. O grupo é muito popular é requisitado nos paredões e festas em diversas regiões do Brasil. O grupo conquistou até mesmo o público norte-americano.

Em 2019, a dupla ficou entre os artistas mais tocados do Brasil, sem contar que eles também figuraram no ranking do Youtube.

A pisadinha, apesar de ser uma variação do forró, incorpora elementos de música sertaneja, no que diz respeito as letras, sendo comum usar termos como: cavalgar, vaquejada, etc. E também incorpora elementos do funk, sendo comum ouvirmos temos como: rabetão, novinha, etc.

Caindo no gosto das celebridades

Hoje o piseiro conquistou o Brasil e até mesmo chegou a outros países através dos nossos brazucas como o Neymar Jr. que dançou, diretamente de Paris, ao som dos Barões da Pisadinha, no estilo de Orlandinho um “influencer” do ritmo da cidade de Salgueiro – PE.

Orlandinho (ou O Rei do Piseiro, como também é conhecido), possui um perfil no Instagram onde costuma postar vídeos dançando a pisadinha. Seu perfil, atualmente, possui mais de 370 mil seguidores.

Outro impulsionador do ritmo foi o desafio #challengedonordeste, onde as pessoas faziam vídeos engraçados na internet ao som da música “Só na Pisadinha”.

Nisso, muitos famosos, como Simone (da dupla Simone e Simaria) e o cantor Wesley Safadão, começaram a participar do desafio e isso contribuiu também para que o piseiro se difundisse ainda mais pelo país.

Do ódio ao fenômeno

Mas apesar de todo o sucesso que o ritmo conquistou no Brasil, nem sempre foi assim.

Há algum tempo atrás esse estilo musical era menosprezado e até mesmo odiado por muitos e tinha sua popularidade restrita a região do nordeste.

Orlandinho, O Rei do Piseiro, ajudou a popularizar a música “Solinho Agressivo” do Anderson e O Vei da Pisadinha. Mas outro artista também contribui bastante para isso: Wesley Safadão, que tem tocado a música em seus shows.

Anderson também sofreu com o preconceito e desprezo que muitos que tocam esse ritmo sofriam antes de sua ascensão. Hoje o cantor comemora o sucesso, que foi composto por ele e pelo músico Henrique Cantor (do grupo Forró do HF), e também o sucesso da pisadinha.

Como surgiu a pisadinha

Quanto a origem da pisadinha, a opinião entre os músicos que tocam esse ritmo é unanime: Nelson Nascimento (O Rei da Pisadinha) seria o responsável por cria-lo.

Nelson Nascimento é de Monte Santo na Bahia e, segundo ele, tudo começou em 2002, quando desenvolveu esse ritmo no teclado. Dois anos depois ele teria gravado um CD na casa de um amigo que possui um computador, coisa bem caseira e simples mesmo, mas que foi o pontapé necessário para disseminar o ritmo.

O CD, intitulado “Pisadinha Volume 1”, teve uma enorme repercussão na cidade e a produção contava apenas com voz e teclado, algo característico desse estilo.

Esse mesmo amigo tinha uma copiadora e, assim, eles começaram a prensar vários CDs. A estratégia foi ir distribuindo os CDs para os camelôs.

Os músicos que tocam o piseiro contam que o teclado arranjador contribuiu fervorosamente para esse ritmo, pois é um instrumento bastante versátil. Com ele é possível ter uma banda ao seu alcance, podendo sequenciar bateria, sanfona, entre outros.

Sem contar que isso também faz com que os músicos tenham menos custos. Por isso muitos grupos contam apenas com duas pessoas, uma que fica responsável por cantar e outra que fica no teclado (ou teclados).

Mais sobre a piseiro

Nelson Nascimento conta que a pisadinha é um ritmo que é conhecido no nordeste como xote, que é uma outra variação do forró. O que ele fez foi variar esse estilo, acrescentando um elemento presente no que é conhecido na Bahia como “pagodão”, um swig baiano. Assim, a pisadinha marcou-se como um estilo dançante, bastante contagiante.

Mas o toque final para esse estilo foi o acréscimo de elementos do fandango, ritmo tradicional do Rio Grande do Sul, que é uma espécie de dança que imita o sapateado. Assim, misturando o forró com o fandango na dança e mesclando os elementos citados na música, surgia o que Nelson batizou de “pisadinha”.

Atualmente, temos muitos outros cantores e grupos como: Pisadinha de Luxo, Eric Land e Zé Vaqueiro, etc.

As letras desse estilo são baseadas na vida no interior e também nas festas, mas cada cantor ou grupo acaba incluindo algo que é característico deles, fazendo, assim, com que, mesmo que hajam muitos grupos e músicos nesse estilo, cada um conquiste seu espaço.

Souza

Publicações relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *